O que é Marketing?

Se você procurou esta página é por que está totalmente por fora do mundo maravilhoso do Marketing, ou simplesmente por ter uma ideia vaga e quer aprofundar-se mais.

Calma, vamos por partes.

O Marketing existe desde quando?

Esta pergunta é muito difícil de ser respondida. Se formos enteder marketing por prática de mercado, ou seja, toda e qualquer coisa que envolva uma negociação de alguma maneira, devemos chegar a conclusão que o marketing existe desde sempre.

Agora, se formos analisá-lo como um campo de estudo, uma ciência de práticas para levar da forma mais adequada possível os produtos ou serviços a seus clientes, é algo mais recente.
Diversas definições fechadas são usadas para tal, desde "o marketing serve para tornar a venda supérflua"(Peter Drucker) até "ele[o marketing] serve para garantir a satisfação do cliente a longo prazo" (Philip Kotler).

A grande verdade é que muitas pessoas tem uma ideia limitada do marketing, por isso acho bom começarmos a falar sobre o que que ele não é.

O que o Marketing não é?

Preparei uma lista com algumas coisas que o marketing não é somente, ou seja, faz parte dele, mas ele não se restinge a somente isso:
  • Vendas;
  • Propaganda;
  • Criatividade;
  • Manipular pessoas;
  • Etc.
Logo, podemos ver que é algo mais abrangente, algo que varia muito, que pode ser analisado e estudado. Então, o que é?

O que é Marketing?
 Eu seria muito prepotente criando uma definição própria do que é o Marketing. Muitos se aventuram nessa e acabam por se perderem, mas tentarei.

"O Marketing é uma ciência que estuda todos os fenômenos mercadológicos, sejam eles micro ou macro. Suas variáveis podem ser analisadas e interpretadas. Deve-se voltar para o cliente, tentando da forma mais eficiente satisfazê-lo, em suas necessidades e desejos. O Marketing, por fim, é tudo aquilo que envolve o processo de criação ao consumo, passando por diversas etapas nas quais suas ferramentas são aplicadas para se aumentar os resultados e lucros."

Repare que o Marketing é uma ciência, sim. Não é um chutômetro, não é achismo, é análise. Suas decisões devem ser embasadas e estudadas, em diversos campos, desde o social, até o economico, produtivo, legal, etc.

Quais campos o Marketing toca?
Pode soar meio hiperbólico, sim, mas creio que o Marketing é ciência mais abrangente que existe, pois, dependendo de caso a caso, o profissional deve tocar áreas jamais imaginadas. mas basicamente são as seguintes:
  • Sociologia.
  • Filosofia.
  • Antropologia.
  • História.
  • Geografia.
  • Matemática.
  • Estatística.
  • Finanças.
  • Direito.
  • Economia.
  • Entre outras.
Para finalizar: quem trabalha com Marketing é o quê?
Profissional de Marketing. Sim, esse é o nome. Não deixe te chamarem de marqueteiro. É pejorativo, deve se referir apenas as pessoas leigas, que dão pitacos e não sabem o que estão falando. Para elas, Marketing não é ciência e todo mundo conhece e pode se aventurar. Somos profissionais de Marketing, com muito orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário