Calma, vamos por partes.
O Marketing existe desde quando?
Esta pergunta é muito difícil de ser respondida. Se formos enteder marketing por prática de mercado, ou seja, toda e qualquer coisa que envolva uma negociação de alguma maneira, devemos chegar a conclusão que o marketing existe desde sempre.
Agora, se formos analisá-lo como um campo de estudo, uma ciência de práticas para levar da forma mais adequada possível os produtos ou serviços a seus clientes, é algo mais recente.
Diversas definições fechadas são usadas para tal, desde "o marketing serve para tornar a venda supérflua"(Peter Drucker) até "ele[o marketing] serve para garantir a satisfação do cliente a longo prazo" (Philip Kotler).
A grande verdade é que muitas pessoas tem uma ideia limitada do marketing, por isso acho bom começarmos a falar sobre o que que ele não é.
O que o Marketing não é?
Preparei uma lista com algumas coisas que o marketing não é somente, ou seja, faz parte dele, mas ele não se restinge a somente isso:
- Vendas;
- Propaganda;
- Criatividade;
- Manipular pessoas;
- Etc.
O que é Marketing?
Eu seria muito prepotente criando uma definição própria do que é o Marketing. Muitos se aventuram nessa e acabam por se perderem, mas tentarei.
"O Marketing é uma ciência que estuda todos os fenômenos mercadológicos, sejam eles micro ou macro. Suas variáveis podem ser analisadas e interpretadas. Deve-se voltar para o cliente, tentando da forma mais eficiente satisfazê-lo, em suas necessidades e desejos. O Marketing, por fim, é tudo aquilo que envolve o processo de criação ao consumo, passando por diversas etapas nas quais suas ferramentas são aplicadas para se aumentar os resultados e lucros."
Repare que o Marketing é uma ciência, sim. Não é um chutômetro, não é achismo, é análise. Suas decisões devem ser embasadas e estudadas, em diversos campos, desde o social, até o economico, produtivo, legal, etc.
Quais campos o Marketing toca?
Pode soar meio hiperbólico, sim, mas creio que o Marketing é ciência mais abrangente que existe, pois, dependendo de caso a caso, o profissional deve tocar áreas jamais imaginadas. mas basicamente são as seguintes:
- Sociologia.
- Filosofia.
- Antropologia.
- História.
- Geografia.
- Matemática.
- Estatística.
- Finanças.
- Direito.
- Economia.
- Entre outras.
Profissional de Marketing. Sim, esse é o nome. Não deixe te chamarem de marqueteiro. É pejorativo, deve se referir apenas as pessoas leigas, que dão pitacos e não sabem o que estão falando. Para elas, Marketing não é ciência e todo mundo conhece e pode se aventurar. Somos profissionais de Marketing, com muito orgulho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário