segunda-feira, 29 de julho de 2013

Case: Smirnoff ICE Green Apple

Lançar um produto requer muita estratégia, ideias e ações se você quiser que ele seja reconhecido no mercado. O posicionamento é muito importante, parte da marca para o consumidor, mas nem sempre é alcançado de forma plena.

Isso acontece principalmente por que a cabeça do consumidor é uma caixinha de surpresa com variáveis das variáveis das variáveis e toda análise é subjetiva. Muitos estudiosos do consumo e do consumidor tentam desvendar esta caixinha de supresas que é a mente humana. O que fazer então, quando sua marca não depende apenas de você e sim da percepção que os outros terão dela?

Uma grande forma de tentar passar ao seu consumidor o que você de fato quer é através do Marketing Sensorial, trazendo a experiência para perto do cliente. Vemos o caso do novo produto Smirnoff ICE Green Apple.

Sinal Verde para a Balada. O que eles querem dizer com esse slogan?


 A referência ao sinal de trânsito é apenas o início do que eles tentam transmitir. Realizando ações deste tipo eles tão associando diretamente não só a marca mas principalmente o produto deles `a tudo isso que envolve este tipo de entretenimento: diversão, música, boate,galera, balada.

Reparem como começa o vídeo: cartela verde (cor da tampinha da garrafa) interpelando diretamente as pessoas que querem ir a balada mas que o amigo não quer. Eles querem mostrar a estas pessoas que não tem o hábito de sair para night que existe uma alternativa, que existe uma bebida para elas. Pelo menos é isso que eles passaram.

Repare também no público que busca as garrafas: jovens, em sua maioria bem vestidos, parece que estão indo para a balada. A ação ocorre de noite, em Porto Alegre, cidade conhecida por festas de jovens que vão diretamente ao encontro do que a marca quer passar.

De repente o posto de gasolina vira uma boate. Com Dj, galera, musica típica, iluminação. Qual a reação das pessoas? Curtem. Será que elas curtem isso por acaso? Ou por que o local, o público, o horário, tudo foi muito bem estudado?

No final com certeza essas pessoas sempre que pegarem estas garrafas se lembrarão deste momento. Ou melhor ainda: quando forem a boate, irão pedir tal bebida. Mas são apenas essas 6 ou 7 pessoas que importam para a marca? Não somente elas. Elas são importantes pois, além de consumirem diretamente, irão falar, contar, comprar para o amigo. Falar bem de uma marca ainda - e será por muito tempo - a melhor forma de divulgação.

Também quem importa somos nós, que estamos assistindo a esse vídeo. Somos nós que falamos sobre ele nas redes sociais, propagamos e divulgamos. Uma grande marca pertence aos seus consumidores, e não mais a elas mesmas. A resposta que daremos a este vídeo é o que mais importa para a empresa.

Como termina o vídeo? Querendo a propagação pela mídia mais assertiva que existe: "Chame seu amigo e dê sinal verde".

Você tomaria Smirnoff ICE Green Apple na boate? Mais ainda, recomendaria a algum amigo seu?

Forte abraço.

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