domingo, 28 de julho de 2013

Os 4 P's.

Voltando ao básico do marketing percebi que muita gente ainda não consegue definir ao certo os 4 P's do Marketing. Muitos se confundem, não sabem o quê engloba o quê.

O lance é muito simples. Dentro do Mix de Marketing existem 4 fatores, atmosferas, variáveis,ambientes principais para fazer com que o consumidor se interesse pelo que é oferecido a ele.No meio está localizado o cliente, ou mercado-alvo. Estas 4 dimensões são a base mais fundamental e principal do Marketing atual e é o pontapé inicial para qualquer discussão a respeito.


  • Produto (Product)
          Existem algumas diferenças básicas entre produto e serviço. Entretanto, se tratando de Mix de Marketing tudo aquilo que pode ser oferecido ao seu cliente - seja um produto, um serviço, uma ideia, uma pessoa - é considerado produto.
          Esta variável engloba aspectos como a embalagem, a qualidade, o design, matéria-prima, tamanho, garantias, devoluções, etc. Tudo isso faz parte do P de Produto.

  • Preço (Price)
          É a variável mais fácil de ser alterada. Basta você chegar ao vendedor da esquina e ele te falar: "Guarda-Chuva familião tá 15" aí você fala "Não tem como fazer por 10 não?" e ele te responde "Por 10 não mas posso fazer por 12". Pronto. O preço que antes era 15 já foi alterado para 12.
          As condições de pagamento, financiamento, os descontos, os preços tabelados fazem parte do P de Preço.


  • Praça ou Ponto (Place)
          A Praça é o local aonde seu produto será vendido. Qual o melhor local para meu público-alvo me ver, ir até mim? Como vou entregar meu produto, como ele vai chegar até meus consumidores (canais de distribuição) ? Essas perguntas são essenciais para a determinação do ponto. Estoque, transporte e cobertura também fazem parte do P de Praça.

  • Promoção (Promotion)
         A promoção envolve as formas de divulgação do seu produto, as propagandas, as forças de venda, as ações de marketing em si, relações públicas,etc. Ou seja, tudo aquilo que comunica seu produto de alguma forma, que faz com que as pessoas tomem conhecimento de sua existência faz parte do P de Promoção.

Como havia dito, os 4 P's estão envolvendo o seu mercado-alvo. Ele deve ser bem especificado e aproveitado da melhor forma pois é a base para toda a sua estratégia de Promoção, Produto, Preço e Praça. Amarre bem, estude muito e explore cada uma das variáveis para tirar o melhor proveito delas.

Em breve farei também um post sobre cada um dos P's, especificamente e também falando de alguns outros P's, que formam os atuais 7 P's - são eles Pessoas (People), Processos (Processes) e Evidências Físicas (Physical Evidences).

Forte Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário