terça-feira, 29 de outubro de 2013

Valor para o cliente

Diferente do que muita gente pensa, valor é diferente de preço.

Criar valor para o cliente significa tornar a sua percepção de gastos menor do que os benefícios adquiridos com tal produto. Para este valor ser criado,as empresas podem adotar as estratégias de enaltecer o benefício ou diminuir o gasto. É uma razão, simples e fácil de se perceber.

Mas quais seriam os gastos possíveis para se adquirir um produto?

  • Financeiro:
    • O mais básico: o preço que a pessoa paga; a quantia em dinheiro que deve-se abrir mão para adquirir tal bem.
  • Tempo:
    • O tempo que se leva para chegar a tal lugar para comprar, para alcançar o PDV, entra também na contagem de gasto.
  • Energia:
    • Quanta energia do cliente vai ser gasta para tal, tanto física quanto mental. Seria legal vender um colchonete sem serviço de entrega? Qual o valor gerado?
Dentre diversos outros.....

Os gastos (ou custos) devem ser trabalhados para sempre se tornarem inferiores aos benefícios apresentados (e quanto menores, melhor).

Logo, podemos observar que mapear todos os gastos que o cliente terá para adquirir e/ou utilizar seu serviço/produto é imprescindível para que a equação feche positivamente.
Lembre-se: (Benefícios / Gastos) = Valor.

Forte Abraço.

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