sábado, 7 de setembro de 2013

Extensões de linha e de marca.

Qual a diferença entre estes dois tipos de extensão?

As marcas, com o intuito de aumentar sua participação no setor ou no mercado como um todo, com a finalidade de aumentar sua lucratividade, acabam por realizar uma ou as duas técnicas supracitadas.
É muito fácil saber distinguir as duas, a explicação é rápida.



Extensão de Linha:
Quando uma marca cria um novo produto baseado em um outro já existente, dentro de uma categoria a qual ela já está estabelecida. Produtos light, diet, zero, sabores diferentes, tamanhos, etc.

Por exemplo os refrigerentes. Sempre fazem a versão light do inicial. Ou por exemplo o H2OH com tangerina, com maracujá. Já existia antes o sabor somente de limão, depois adicionaram o sabor limão+maraujá, e assim vai.



 Extensão de Marca:
É mais complexa. Isto acontece quando uma marca tenta entrar em um setor que ela ainda não está inserida. É mais fácil explicar com exemplos. Pense na marca Ferrari. Ela é uma tradicional marca de carros, famosa e com muito sucesso na área. Entretanto ela resolveu fazer a extensão de marca,  vendendo camisas Ferrari, perfumes Ferrari, sapatos Ferrari, ou seja, entrou em diversos outros setores além do automobilístico.
Isto também ocorreu sem sucesso com a marca de açúcar União, que entrou para o setor de barrinhas de cereal: um grande erro. As pessoas não queriam associar o açúcar `as barrinhas,

Fica aqui a dica: para exercitarem isso, pensem em extensões de marca condizentes para Soft (papel higiênico), e extensões de linha para a marca Cointreau , de licor.

Forte Abraço.

2 comentários:

  1. Otimo, uma duvida: se no caso um cliente vende sorvetes e e famoso por isso, e derepnte resolve adicionar venda de tortas geladas ( nao serima de sorvete, apenas geladas, precisam de geladeira) eu poderia dizer que ele estaria automaticamente criando extensao de marca confere minha logica?

    ResponderExcluir
  2. Sim. A extensão da marca, de modo geral, é a criação de um novo produto em um novo segmento. Se fosse extensão da linha, a empresas estaria adicionando outros tipos de sabores na linha de sorvetes.

    ResponderExcluir