Criar valor para o cliente significa tornar a sua percepção de gastos menor do que os benefícios adquiridos com tal produto. Para este valor ser criado,as empresas podem adotar as estratégias de enaltecer o benefício ou diminuir o gasto. É uma razão, simples e fácil de se perceber.
Mas quais seriam os gastos possíveis para se adquirir um produto?
- Financeiro:
- O mais básico: o preço que a pessoa paga; a quantia em dinheiro que deve-se abrir mão para adquirir tal bem.
- Tempo:
- O tempo que se leva para chegar a tal lugar para comprar, para alcançar o PDV, entra também na contagem de gasto.
- Energia:
- Quanta energia do cliente vai ser gasta para tal, tanto física quanto mental. Seria legal vender um colchonete sem serviço de entrega? Qual o valor gerado?
Os gastos (ou custos) devem ser trabalhados para sempre se tornarem inferiores aos benefícios apresentados (e quanto menores, melhor).
Logo, podemos observar que mapear todos os gastos que o cliente terá para adquirir e/ou utilizar seu serviço/produto é imprescindível para que a equação feche positivamente.
Lembre-se: (Benefícios / Gastos) = Valor.
Forte Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário