sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Estratégia de Sell In e Sell Out.

Avaliando o P de Praça, nos encontramos com a questão dos canais de distribuição e com isso devemos nos preocupar com estratégias de Sell In e Sell Out. Primeiro vamos recordar a questão dos canais.

Imagine um fabricante de qualquer coisa. Ele precisa, para chegar até o cliente, ter contato com um distribuidor de seus produtos primeiramente, para esse distribuidor levar até o varejo, e aí então o cliente comprar o produto. Com isso, podemos observar um canal de nível 2, ou seja, temos dois agentes entre a fabricação e o consumidor: o distribuidor e o varejo.

                 FABRICANTE > DISTRIBUIDOR > VAREJO > CONSUMIDOR

Entretanto, o nosso fabricante de qualquer coisa pode ter uma distribuição independente, que não precise de distribuidores intermediários, envia logo para o varejo. Logo, ele possui uma canal de distribuição de nível 1.

                FABRICANTE > VAREJO> CONSUMIDOR


Entendida a questão do canal, podemos perceber que devemos traçar algumas estratégias - que se reflitam em vendas e/ou promoção da marca - para alcançar o sucesso. Este conjunto de ações pode ser denominado de sell in ou sell out.

Sell In: a empresa precisa, primeiro, vender para seus distribuidores. Logo, para realizar tal ato com maior assertividade, executa algumas técnicas para que ele compre dela. Descontos, programas de interação com o fornecedor, entre outros, são ações que valorizam o sell in. É a estratégia de venda que não é direcionada para o consumidor.

Sell Out: é a estratégia de vendas direcionada para o PDV, com intenção de venda para o consumidor final. Ações de PDV, material, enfim, todas as conhecidas formas de propaganda pertencem a estratégia de Sell out.

Qualquer dúvida, falem comigo.

Forte Abraço.

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