terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Marketing Natalino

É fato que nessa época do ano o bombardeio de campanhas, propagandas, ações e vendedores em portas de lojas de shopping é muito acima do normal. Como fazer uma estratégia vencedora neste período? Como explorar e conseguir fazer com que seus clientes e prospects reconheçam valor no que você vende?

Fiquem tranquilos! Preparei uma lista de Do's e Dont's para auxilia-los na implementação das estratégias. Confira abaixo!


DO's:

  • Apresente felicidade e união. São esses os temas mais procurados em época de Natal. Suas campanhas devem estar recheadas, cobertas e transbordarem união e felicidade

  • Você faz parte da família. Mostre o cuidado, o carinho que sua marca tem com a família inteira do cliente (seja com uma força de venda direcionada para isso, seja com uma comunicação colocando seu produto dentro da casa do cliente, não importa). É importante se fazer presente na vida pessoal dele.

  • Tenha continuidade. As pessoas gostam de marcas que contam uma história, que cada ação é um pedacinho de uma campanha maior. Não mude totalmente seu posicionamento para o Natal, continue com o que você possuía e conte a história natalina dentro dele.

  • Enfeite, é Natal! Sua loja, estabelecimento, enfim, tem que demonstrar para seus clientes que ela sabe que é Natal, que ela está no clima. Logo, o verde e o vermelho, os cantinhos com neve, os pinheiros, todos os símbolos que conhecemos são muito bem-vindos. Só cuidado com os exageros.

  • O serviço faz a diferença. Eu falo isso para o ano inteiro, mas nessa época principalmente. Os clientes estão esperando entrar nas lojas e serem tratados como "mais um do Natal" e qualquer loja que tenha um tratamento melhor, que demonstre preocupação real e personalização do serviço de venda para o cliente vai conquistá-lo. As pessoas estão dispostas a desembolsar uma grana a mais: por que não aumentar o valor com uma equipe de vendas incrível?
DONT's:
  • Não venda óculos. Como já dito, as pessoas procuram valor no que se vende. Você não deve vender óculos. Deve vender estilo, irreverência, proteção para olhos, enfim. Venda além do seu produto, seja pelo seu aspecto funcional, seja pelo seu apelo para status .

  • Nunca, nunca, nunca fale para seu vendedor ficar na porta da loja. Não existe repelente melhor para um cliente do que um vendedor plantado na porta, sabendo que, caso o cliente queira entrar para comprar, já vai ter alguém azucrinando a vida dele. E tudo isso piora se o vendedor está na porta convidando as pessoas a entrarem. Aí amigo, chora.

  • Não trate com indiferença sua equipe de vendas. Mais do que nunca, nessa época do ano, muitos vendedores estão abrindo mão de descansar, de ficar com a família no Natal para trabalhar para você. Além disso o carisma deles TEM que ser muito alto e se você o tratar como o VENDEDOR 017 pode até ser que conquiste vendes, mas você não vai ter conquistado o cliente, que é muito mais importante.

E o mais importante: deseje Feliz Natal! Não pode esquecer isso de jeito nenhum.


Vou terminar este post com a melhor ação de Natal deste ano, da WestJet. Vale a pena conferir:


Aproveitem a época. Comam e ofereçam muitas rabanadas a seus clientes.

Boas festas.

Forte Abraço.

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