Se existe alguém nesse mundo que conhece de Marketing Pessoal é o Papa Francisco. Por favor, não entendam como um desrespeito pelo padre de posto mais elevado da Igreja Católica.
Fazer-se notar por suas competências e habilidades é a essência do Marketing Pessoal e isso Francisco faz com destreza. Sabe se portar, se impôr, ser ouvido. É referência e passa seus ideais de forma perfeita. Obviamente é facilitado pelo alto grau de exposição que o próprio cargo o impõe. Mas por que Bento XVI não conseguiu se destacar como ele?
É claro que o carisma de cada um facilita – e muito – a criação da imagem da Santidade na cabeça de seus fiéis, mas vai além. Técnicas de dialética, o olhar, a postura, a escolha de palavras, as roupas, tudo é utilizado para tocar a parte mais vulnerável de seus clientes, ouvintes, fiéis, na hora de fazer seu marketing pessoal: o coração.
O papa Francisco jajá vai virar marca. Nem que seja de oração.
Esse papa é muito interessante! Não sou católico nem mesmo tenho religião, mas não há como não admitir a qualidade do ser humano Jorge Mario Bergoglio. O anterior, Bento XVI, além de não saber nada de marketing pessoal Zé, era uma figura controversa e com o rabo preso. Participou de situações condenáveis na Igreja e tanto não aguentou que teve de desistir do cargo. Com tantos defeitos e falta de carisma, pelo menos reconheceu que não era pra ser Papa.
ResponderExcluirÉ o que sempre falei. Eu tampouco tenho religião mas admiro muito este papa Francisco. Assim como admiraria e respeitaria da mesma maneira qualquer pessoa no mundo que tivesse as qualidades que ele tem, independente de religião. Papa Bento nunca me convenceu, nunca demonstrou um infinitésimo da preocupação com a humanidade que Jorge demonstrou. Reconhecer que não era papa, de verdade, foi sua maior fortaleza. Obrigado por comentar Gustavo, continue participando. =)
ResponderExcluirEle é realmente uma pessoa interessante. Eu assim como todos os católicos sentíamos a ausência de alguns valores propostos pelo Cristianismo por parte líder de nossa religião, tais como humildade,carisma, simplicidade e amor ao próximo. É admirável ver pessoas que busquem um mundo mais humano, independente e religião,etnias e sexualidade. Um argumento de que seu "marketing" está sendo bem sucedido é a admiração que há por parte de outras religiões perante ele.
ResponderExcluir