O CRM basicamente é uma ferramenta de controle e gerenciamento dos seus clientes. Customer Relationship Management (ou Gerenciamento do Relacionamento com o cliente). Esta ferramenta pode ser a peça-chave para que sua empresa passe a entender melhor seus clientes e prospects para, aí então, oferecer para eles o que eles querem, antecipar fatos e estudá-los.
Não é apenas aplicar pesquisas, anotar seus e-mails e enviar cartões de aniversário. É ter uma base de tarefas, negócios e contatos que a empresa já teve, bem como também ter dados financeiros dos resultados corporativos. O foco da empresa passa a ser o cliente, e tanto empresas B2B, B2C , prestadoras de serviço ou não podem utilizá-lo (diria até que devem).
Para ter tal controle de seus contatos é necessário ter um software de CRM, também chamados de sistemas de CRM. Neles, tudo fica automatizado e mais rápido e prático de se aplicar. Descubra, com eles, o cliente certo, para fazer a oferta certa, pelo canal certo na hora certa! Alguns você pode acessar diretamente da internet (online), outros você tem que baixar.
Uma lista de alguns Sistemas de CRM que eu recomendo:
- Pipedrive - fácil de mexer, totalmente personálizável e em português. (pipedrive.com);
- Agendor - também em português. Bem simples. (agendor.com.br);
- Highrise - simples, intuitivo e voltado para pequenas empresas. (highrisehq.com);
- Zoho - mais complexo. Feito para empresas que necessitam uma análise mais aprofundada e relatórios mais completos. (zoho.com/crm);
- SalesForce - o mais complexo e completo. É usado por diversas grandes corporações. É mais caro que os outros. (salesforce.com);
- E muito mais como o Nutshell, o Capsule,etc.
O CRM definitivamente é uma ferramenta muito importante para quem quer alavancar seus negócios e estar mais perto dos seus clientes. Nada mais justo hoje em dia, já que estamos em plena era de Marketing 3.0, mas isso fica para outro post.
Bom, isso é uma noção básica a respeito de CRM. Caso alguém tenha alguma dúvida ou queira saber mais pode me procurar. =)
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