A ideia de segmentação começou a existir a partir do momento em que os caras do Marketing perceberam que podia separar os consumidores em alguns grupos, por eles apresentarem características semelhantes. É a época em que a ideia de "Consumidor Secreto" passa a existir. Secreto por que? Por que passa-se a querer saber o que ele quer. Passam a encará-lo como alguém que se comporta, que é diferente do outro. Isso hoje para nós parece banal, mas para a época foi uma revolução.
Então, básicamente, o que é segmentação?
É basicamente você identificar grupos de pessoas semelhantes (e isto pode acontecer por diversos motivos) e separá-los devido exatamente a estas suas semelhanças. Seus desejos e suas vontades são semelhantes, por isso estudá-lo se torna mais fácil.
Mas esta divisão pode se dar através de diversas maneiras. Nunca ouviram alguém falando: "o meu produto é voltado para homens negros, de 18 a 35 anos, moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro, que ganhem mais de 10 salários mínimos, praticantes de exercícios físicos".Este é um tipo de segmentação. Você acaba por achar algumas subcategorias relevantes ao seu produto e que se encaixem na sua proposta. As vezes não precisa de especificar tanto como foi o exemplo, por que você acaba por se limitar demais a um público e acaba não encontrando-o.
Então, quais os tipos de segmentação que podemos ter?
- Psicográfica:
É, o nome é feio mesmo. Encare como aquelas características que são moldadas com o passar do tempo. Que podem ser mais facilmente alteradas. Por exemplo: hábitos, valores, atitudes, estilos de vida.
- Demográfica:
Pode ser com relação a idade, a localização geográfica, sexo, grupo étnico, estágio no ciclo familiar.
- Socioeconômica:
Diz respeito a renda, classe social, ocupação. Tudo que tenha a ver com o dinheiro que ele tem.
Visto isso vamos a um exemplo rápido:
Qual deve ser o segmento que a marca Gatorade deve explorar?
Provavelmente, devido a marca e o produto, são homens e mulheres, jovens, praticantes de exercícios físicos.
Um breve exercício mental eu recomendaria. Tente identificar em qual segmento as marcas Coca-Cola, Havaianas e Ferrari têm seus públicos-alvos localizados.
As vezes a segmentação não é muito específica, é abrangente. As vezes você precisa mirar mais exclusivamente em um determinado grupo de pessoas. Estude bem, analise suas necessidades para poder achar o segmento que mais te trará retorno.
Um forte abraço.
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