A análise macroambiental estuda, basicamente, os campos Político, Econômico, Social e Tecnológico. São ambientes externos pois estão fora da empresa. Outros podem ser inseridos, mas podem ser alocados dentro destes 4 principais, como Meio-Ambiente, Legal, entre outros. Deve se ter em mente que o que importa aqui não é analisar estes campos por completo, apenas o que interessa para o negócio em questão.
- Político:
Aqui se analisam quais leis podem intereferir no meu negócio. Até que ponto o governo intervêm na economia e até que ponto ele pode interferir nos meus resultados. Aqui entram áreas como o direito trabalhista, direito empresarial, política fiscal, entre outros. - Econômico:
Taxa de desemprego, inflação, taxa cambial, estabilidade econômica do país, PIB, risco-país, custo-país. Tudo isso está dentro do ambiente econômico. Se estuda tudo que afeta a economia e pode vir a interferir nos negócios da empresa. - Socio-cultural:
Questões mais profundas a respeito da cultura local. Pode-se analisar aqui mais a fundo o consumidor, identificando quantas horas ele tem de lazer, qual o papel do homem na sociedade, qual a opinião da sociedade para assuntos delicados, como a cultura impacta no consumo, entre outros. - Tecnológico:
Informações a respeito dos processos para se realizar o meu produto, maquinários, tecnologias disponíveis, tendências tecnológicas, as últimas mudanças tecnológias influenciam de que maneira na minha venda, na minha distribuição, e por aí vai. Tudo que possa agregar na hora de produzir, comunicar, distribuir e tenha intervenção tecnológica de alguma maneira.
Agora, quando você for abrir sua empresa, sempre considere tais circunstâncias e avalie a possibilidade de incluir algumas informações dentro da matriz SWOT, que falarei sobre em outro post.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário