domingo, 4 de agosto de 2013

Case: Biscoito Fino

Como entrar em um mercado em declínio?

É esse o desafio que foi enfrentado pela gravadora Biscoito Fino, ao se inserir no mercado fonográfico justamente quando este estava em decadência, apresentando muitas barreiras de saída. Algumas estratégias podem ser utilizadas quando trata-se de um mercado deste tipo, no qual o histórico apresenta apenas quedas e mais quedas. Afinal, baixar música é tão fácil, para quê que eu vou comprar CD?

Enfim, as estratégias que podem ser utilizadas são 4, segundo o artigo publicado por Porter, em "Estratégias de fim de jogo para um setor decadência:
  • Liderança:
    A empresa deve tentar se tornar a líder plena naquele final de mercado, comprando outras empresas menores e passa a registrar um market-share (falarei em outro post) estupidamente maior que as outras. É o exemplo da Som Livre que é extremamente importante no cenário do mercado fonográfico brasileiro e acabou por comprar empresas menores para sobreviver.
  • Colheita:
    A empresa não tem mais como lidar com a situação e apenas aproveita o "final da festa", ou seja, colhe os lucros finais, cada vez menores, até sua participação e seus resultados chegarem a zero. É uma estratégia de passividade, não há grandes movimentos, apenas deixa-se fluir.
  • Desinvestimento
    Como o próprio nome diz, a empresa fecha as portas, sai do setor em que está, entrega o jogo. Ela reconhece que continuar ali traz prejuízo e nem a colheita adianta mais pois suas despesas são maiores que os retornos. Aqui deve-se avaliar todas as barreiras de saída do negócio.
  • Nicho
    A empresa direciona-se exclusivamente para um público-alvo seleto, restrito, bem segmentado, no qual ela considere lucrativo dentro do meio em que está. Aqui que entra a gravadora Biscoito Fino.

    A ESTRATÉGIA DE NICHO E A BISCOITO FINOA gravadora direcionou totalmente o seu alvo para pessoas que ainda compram CDs, ou seja, pessoas mais velhas, que fazem questão do material físico e as vezes até não sabem como baixar. Logo, o gênero tinha que estar adequado a este segmento, como o MPB.
    A gravadora nasceu da união de uma artista e uma empresária. Com isso a Biscoito Fino acaba por também marcar um diferencial na hora de tratar seus artistas, com mais respeito, dedicação, e respeitando suas limitações.
    Seu portfolio não podia ser mais perfeito para a estratégia: artistas como Maria Bethania, Chico Buarque, Monica Salmazo, Simone, Zélia Duncan entre outros fazem parte da gravadora. Pode-se perceber que é totalmente direcionada para um público que ainda compra e faz questão de ter os CDs.
    E os números impressionam: neste ano, quando realizei um trabalho na matéria de Negócio das Indústrias Culturais sobre a Biscoito Fino fiz uma pesquisa em seus quiosques e alguns disseram sair até 3000 discos em um dia em datas especiais. Algo normal na situação atual deste mercado?
    Além disso ela também realiza a venda online, através do iTunes e também tem a rádio Biscoito Fino, que creio que é mais uma forma de divulgação do que captação de recursos.

    Bom, com isso pudemos analisar a estratégia de nicho aplicada diretamente a este mercado. Caso tenha alguma questão a colocar, é só comentar aqui no post ou entrar em contato direto comigo. O site da gravadora é http://www.biscoitofino.com.br/

    Abraços.

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