quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Marketing Eleitoral - Obama

Antes de Obama se candidatar a presidência da maior potência mundial, ele era apenas mais um senador com um nome engraçado e menos de 10% de reconhecimento. O que aconteceu para, 18 meses depois, ele ser o 44º presidente dos Estados Unidos, levantando mais dinheiro para campanha do que qualquer outro ex-presidente?

Tudo isso se deu através de uma campanha de Marketing extremamente bem estruturada, na qual os ativos principais da "marca" Obama foram identificados e reconhecidos. Muito se deve a utilização de mídias alternativas de comunicação, alcançando mais de 20 milhões de visualizações no YouTube e sua página no Facebook ter mais de 2,5 milhões de fãs na época, contra 625 mil de McCain.

Estas brechas não foram utilizadas por acaso: o estudo, o planejamento se deram muito em relação a estes gaps encontrados e a potencialidade de capilarização da campanha. Colocar a imagem de um candidato próximo dos eleitores, amigável, lutando por razões unas, facilitou sua eleição.

Podemos ver que, se uma ação de marketing bem estruturada ajudou alguém a chegar a presidência dos Estados Unidos da América, com certeza pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

É titio Obama, #yeswecan .


Forte Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário