sábado, 10 de agosto de 2013

Posicionamento.

Mais do que pensar, nós queremos que nossos consumidores sintam a nossa marca. E eles devem sentí-la da maneira que mais os atraia, para que sejamos sua preferência. Por isso o ato de se posicionar é tão importante para uma empresa.

O posicionamento deve seguir uma estratégia maior dela. "Descer redondo" não é simplesmente descer redondo, é muito mais. Para nos posicionarmos da melhor forma possível devemos entender qual "lugar no mapa" nós devemos ocupar na cabeça dos clientes.

Não é tarefa fácil, pois a imagem não é criada somente com o que ela quer passar. Se fosse assim, seria muito fácil: quero me posicionar como "a marca da juventude". Pronto, já sou conhecido como "a marca da juventude". Isso não existe. O trabalho para que um bom posicionamento seja bem realizado e passado é muito grande, e é por isso que o plano estratégico da empresa é tão importante, pois ele estará indicando os gaps que existem para que a mente do cliente seja ocupada da maneira mais assertiva.

Tudo isso requer esforço e tempo, principalmente. Não é de um dia pro outro que acontece. Entretanto, quando ocorre, diferencia a marca da concorrência pois acaba por criar uma identidade própria para ela e é isso que cada vez mais os consumidores procuram.

Para se posicionar corretamente, as empresas em geral devem seguir 3 etapas:

  1. Determinar um destino desejado.
  2. Desenvolver um plano para levar o consumidor até o destino.
  3. Monitorar a situação.



E, para a primeira parte de determinar o destino, é importante analisar sempre: a concorrência, o consumidor e o produto ou serviço o qual você queria vender, posicionar. Com relação a estas 3 variáveis, vou dar uma abordada mais aprofundada:
  • A Concorrência.
Veja quais locais ela já chegou, como ela já se posicionou. Observe se o local o qual você quer ocupar já está ocupado por outra marca. Veja também as possibilidades de reposicionamento. Avalie quais locais ainda não foram ocupados e pondere a respeito da possibilidade deste gap gerar resultados positivos.
  • O Consumidor
Não tente agradar todos os consumidores, todos os seguimentos, todas as pessoas. Isso é praticamente impossível de acontecer. Escolha bem quem você quer atingir, quem elas são de fato, o que precisam, como chegar até elas, seus hábitos, necessidades e desejos. Tente também antecipar as necessidades dos clientes. Ninguém precisava de um iPhone, ou mais fácil, de um celular até ele existir. Pelo menos não sabiam que precisavam. "O segredo do sucesso eu não sei, mas o segredo do fracasso com certeza é querer agradar a todos".

  • O Produto
Tenha certeza que este produto vai aguentar toda a viagem até a mente do consumidor. Pondere a respeito de seus atributos funcionais, físicos e intangíveis. Quando se descobre um destino que o produto ou marca não consiga chegar, crie outro produto ou marca. Evite mudar o caminho já traçado por parecer mais simples. Na verdade você estará indo por um caminho menos robusto e mais fácil de ser apagado da mente do consumidor.

Já para desenvolver um plano para levar o consumidor até o destino, deve-se levar em conta sempre: target, frame of reference, point of difference e support.
  • Target ("para")
Quem vai usar minha marca? É saber pra quem ela é feita e quem tem potencial de usufruir da mesma. Não é exatamente quem efetivamente a usa, mas como gostaríamos que fossem nossos consumidores.
  • Frame of Reference ("é a")
É o grupo de produtos que pode substituir a marca. Ou seja, o setor em que ela está inserido como um todo. Deve-se ter consciência da categoria.
  • Point of Difference ("que")
São os benefícios e atributos que queremos que nossos consumidores enxerguem. Nem sempre se abordam todos (não é usual), apenas aqueles ativos que acreditamos serem os que mais podem se aproximar dos usuários e fazer com que eles os usem. Quanto mais vasto for o "Frame of Reference" mais difiícil será ter um "Point of Difference".
  • Support ("porque")
Ele prova a veracidade do "point of difference". É o que o torna crível e ser a prova de que é único.

Logo, quando formos posicionar nossa empresa, usamos a frase com estas palavras:

"Para os esportistas, Gatorade é a forma de repor energias que melhor atende suas necessidades porque contém vitaminas e fontes de energia que nenhuma outra marca possui."


A questão de monitorar a situação é importante pois devemos nos manter posicionados de certa maneira após alcançarmos este objetivo. É importante usar muita análise e pesquisa para isso.

Ao final, deve estar se perguntando: aonde devo aplicar o posicionamento do meu produto/serviço? Quais áreas em que a estratégia deve tangibilizar para que seja executada da melhor forma? Bom, em todas as áreas que, de certa forma, comuniquem a marca, ou seja, tudo! Seja embalagem, vendedores, atendentes, rótulo, nome, fórmula, eventos, promoções, mídia, PDV, RP, etc.







Bom, acho que agora você que estava meio perdido com relação a posicionamento já conseguiu se localizar.
Qualquer dúvida, só entrar em contato.
Grande abraço.



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