Quando se fala em Serviços e em Marketing de Serviços,
pode-se notar uma escola completamente diferente da já estabelecida para o
Marketing Tradicional e o de Produtos. Novas ferramentas, abordagens e
estratégias são necessárias para que os objetivos sejam atingidos
apropriadamente.
Antes de falar sobre elas, é importante compreender exatamente
as diferenças entre produtos e serviços. Ainda que pareça algo banal, é o
domínio total desses conceitos que pode evitar muitos problemas e auxiliar na
elaboração e aplicação de boas estratégias.
- Os processos de produção e consumo são simultâneos, ou seja, enquanto ele está sendo realizado, o cliente o está consumindo;
- Não dá para estocar;
- É intangível. Isto é, não podem ser testados ou tocados antes da sua compra;
- Eles variam. Nunca serão exatamente iguais, pois são realizados e consumidos por pessoas em diferentes circunstâncias.
Com isso podemos ver uma diferença clara entre os produtos e
serviços. Mas, afinal, o que muda no Marketing em si?
AS 5 DIMENSÕES DO MARKETING DE SERVIÇOS
As 5 dimensões que são levadas em conta pelo cliente ao avaliar
uma determinada marca em relação ao serviço prestado são as seguintes:
- Elementos Tangíveis:
- Empatia:
- Segurança:
- Capacidade de Resposta:
- Confiabilidade:
OS 7 P'S DE SERVIÇOS
A escola de Marketing de Produto define os 4 P's - ou composto
de marketing - como estratégia a ser adotada para alcançar aos objetivos
principais da marca. Entretanto, foi observado que, quando se trata de
Marketing de Serviços, esta ferramenta é pouco eficaz, deixando algumas
lacunas. Por isso, foram adicionados outros 3 P's : Pessoas (People), Processos (Processes) e Evidências Físicas (Physical evidences).
- Pessoas:
O importante é dar o valor que, na maioria das empresas
brasileiras, não é dado no recrutamento e, principalmente, treinamento do
pessoal. Como dito no início, há a variabilidade no serviço, uma vez que é
realizado e absorvido por pessoas e cada uma o realiza e compreende de maneiras
diferentes – inclusive a mesma pessoa -, suscetíveis, sempre, ao contexto e
demais fatores externos. Além disso, são
elas que carregam a imagem da empresa para o cliente, por isso é importante que
o treinamento seja para saber realizar sua função da forma mais processual e
eficiente possível, mas também para que passe uma imagem condizente com o que a
empresa espera. Nada pior do que encontrar um funcionário carrancudo, mal
humorado, de mal com a vida. A imagem vai por água abaixo.
- Processos:
Ter tudo bem definido, desde os bastidores do que o
cliente vai receber à completa execução. Eles devem ser estruturados e
planejados para que sua execução se dê da forma mais adequada e eficiente
possível. Logo, ter processos bem determinados, com uma profunda abordagem e
pontos estrategicamente colocados, são diferenciais para o sucesso ou insucesso
da organização.
- Evidências Físicas:
É o que pode ser visto pelo cliente, como as
instalações, materiais, ambientes, uniformes, sinalização, paisagismo, etc. Ou
seja, tudo que se encontra externo ao serviço propriamente dito. Isto também
faz parte da análise minuciosa do cliente e, se aplicada uma ServQual com ele (que eu explicarei em outro
post), isso deverá ser avaliado.
Enfim, é importante ter em mente que toda empresa, ainda que
aparentemente totalmente voltada para o produto, tem alguma parte de serviço,
algo em que dependa de uma estratégia dessa área para melhorar seu rendimento.
Por isso, faz-se tão essencial ter conhecimento sobre estes conceitos e outros que serão
discutidos no futuro.
Forte Abraço.
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