domingo, 4 de agosto de 2013

Os Protestos no Brasil e Marketing de Oportunidade

por Walter Cabral


Como vocês viram, o Brasil passa (ou passou?) por um momento de grande mobilização social. Em um movimento digno dos caras pintadas, vimos jovens cansados do revés político que nos rege como país. Sendo assim, milhões de nós foram às ruas bradar palavras de ordem, progresso e restruturação. Agora, o que isso tem a ver com marketing?
Um partido chamou atenção desde o começo, o PSOL. Sempre presente nos protestos, ele ganhou destaque principalmente pelo desconforto que gerou. Em quase todos que participou, houve casos de confusão entre manifestantes apartidários e partidários, o primeiro grupo dizendo que era um movimento sem fins políticos, que o partido queria apenas aproveitar do movimento, etc. Sinceramente, eu não sei qual foi a real intenção, mas sei que o partido ganhou uma força absurda. Embora uma minoria, foi o nome mais citado nos protestos do Rio de Janeiro. Tiro no escuro ou planejamento de marca?
Colocando os ideais políticos, a análise do marketing de oportunidade é bem interessante.
“Falem bem, falem mal. Mas falem de mim”

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