Bom, primeiramente vamos ao significado da sigla SWOT - Strengths (Forças) , Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) . Se traduzir para o português, como podem notar, ficaria Análise FOFA, o que uma minoria usa, e o motivo acho que é bem claro.
A SWOT é construída a partir dos dados coletados com as análises tanto externas quanto internas.
- Forças:
São os pontos fortes internos da empresa. Mais uma vez: vem de dentro dela. É no que ela pode investir, no que ela tem como arma e diferencial competitivo, no que ela deve se empenhar para que ajude-a a conquistar mais espaço no mercado e chegar a liderança ou se manter nela.
- Fraquezas:
Também surgem da análise interna. São os pontos fracos que a empresa tem, que devem ser corrigidos e que podem gerar abertura para que a concorrência explore e supra as necessidades e desejos do consumidor que a empresa não consegue.
- Oportunidades:
Esta vêm da análise externa, observando tendências, processos culturais, variações no mercado, na economia. São encontrados gaps que podem ser preenchidos ou podem alavancar ainda mais o negócio.
- Ameaças:
Também vêm da análise externa. Deve-se observar mudanças que podem prejudicar o negócio, tanto no âmbito econômico quanto político, cultural, etc.
Mas, o que deve ser feito com estas informações?
Deve-se desenhar a matriz em si, citando em tópicos cada uma delas. Veja:
Com isso determinado, vou exemplificar rapidamente, com um case inventado por mim;
Imagine que você queira abrir um negócio: montar uma produtora de aplicativos exclusivamente educativos para o sistema operacional Android. A equipe seria selecionada minusciosamente e apenas profissionais extremamente competentes seriam selecionados.
Podemos fazer uma Análise SWOT rápida para este "micro-nano-case":
- Forças:
- Aplicativos voltados para educação.
- Qualidade dos aplicativos assegurada pelo alto grau de dificuldade do processo seletivo.
- Fraquezas:
- Roda apenas em sistema operacional Android.
- Oportunidades:
- Propagação cada vez maior de smartphones e tablets.
- Era digital, informacional.
- Cada vez maior a busca por informação.
- Tecnologia está se tornando cada vez mais acessível.
- Ameaças:
- Aumento dos impostos para smartphones e tablets.
- Pirataria dos aplicativos.
Isso foi uma análise muito rápida, mas acho que dá para pegar o que é cada ponto. Repare nas diferenças entre Força e Oportunidade e Fraqueza e Ameaça, com relação a análise Interna x Externa.
Entendido isso, vamos falar um pouco de análise SWOT cruzada.
A análise SWOT cruzada nada mais é do que uma determinadora da estratégia que a empresa vai adotar. Para se obter a estratégia deve-se cruzar os dados da SWOT e assim analisar o que pode ser feito.
- Estratégia Ofensiva: Pontos Fortes x Oportunidades (SO)
Deve-se pegar cada um dos pontos fortes e cruzar com as oportunidades. É uma estratégia de crescimento e desenvolvimento, investindo em melhorias do que já é bom. Estratégia de ataque.
- Estratégia de Confronto: Pontos Fortes x Ameaças (ST)
Cruze cada ponto forte com suas ameaça. Mostra a capacidade de afastar as ameaças, usando-se da defesa. Ou seja, tirar o maior proveito dos pontos fortes para afastá-las.
- Estratégia de Reforço: Pontos Fracos x Oportunidades (WO)
Cruze cada ponto fraco com as oportunidades. Você irá reforçar suas fraquezas para que elas não venham a te atrapalhar no mercado competitivo. É uma estratégia para tirar vantagem de suas fraquezas, tentando torná-las fortalezas.
- Estratégia de Defesa : Pontos Fracos x Ameaças (WT)
Cruze cada ponto fraco com as ameaças. É voltada para diminuição das perdas ou do impacto que elas podem causar. Analisamos situações vulneráveis e fazemos de tudo para diminuir seus impactos.
Foi feito aí um breve resumo de Análise SWOT. Qualquer dúvida, assuntou novo ou algo a acrescentar fique a vontade para comentar.
Forte Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário