- Missão:
É o DNA da empresa. O por quê dela existir.O propósito dela no mercado. É importante resumí-la em uma frase que mostra o que a empresa pratica, que baliza suas ações atuais. Frases como "fazer com que crianças sejam mais felizes" poderia ser a missão de uma empresa de brinquedos. - Visão:
É uma análise futura. É o que a empresa espera a longo prazo. Pode estar ligado a resultados, participação no mercado, afetar a sociedade futura ou analisar cenários futuros positivos. Algo como "ser a líder do mercado de brinquedos do mundo" é uma visão. - Valores Corporativos:
Princípios, filosofias que devem reger todo o comportamento interno da empresa, para funcionários, gestores e o seu relacionamento com todos os stakeholders, que falaremos em outro post. Normalmente é o que mais se repete de empresa para empresa. Valores como ética, transparência quase sempre estão presentes.
Um exemplo muito bom de missão, visão e valores bem determinados é o da Fundação Grupo Boticário:
Missão: Promover e realizar ações de conservação da natureza.
Visão: A sociedade brasileira sensibilizada para a conservação da natureza, reconhecendo-a como uma das causas mais relevantes para o mundo.
Valores:
- Paixão pela evolução e desafios
- Comprometimento com os resultados
- Somos íntegros
- Valorizamos as pessoas e as relações
Bom, este post é rapidinho e só para explicar estas diferenças. Qualquer coisa, como sabem, podem entrar em contato comigo.
Abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário