terça-feira, 6 de agosto de 2013

Missão, Visão e Valores Corporativos.

Muita gente ainda se confunde com o tema. As vezes tem ideia, mas acaba caracterizando o item errado no lugar errado. Afinal, o que é diretamente cada um deles?

  • Missão:
    É o DNA da empresa. O por quê dela existir.O propósito dela no mercado. É importante resumí-la em uma frase que mostra o que a empresa pratica, que baliza suas ações atuais. Frases como "fazer com que crianças sejam mais felizes" poderia ser a missão de uma empresa de brinquedos.
  • Visão:
    É uma análise futura. É o que a empresa espera a longo prazo. Pode estar ligado a resultados, participação no mercado, afetar a sociedade futura ou analisar cenários futuros positivos. Algo como "ser a líder do mercado de brinquedos do mundo" é uma visão.

  • Valores Corporativos:
    Princípios, filosofias que devem reger todo o comportamento interno da empresa, para funcionários, gestores e o seu relacionamento com todos os stakeholders, que falaremos em outro post. Normalmente é o que mais se repete de empresa para empresa. Valores como ética, transparência quase sempre estão presentes.


Um exemplo muito bom de missão, visão e valores bem determinados é o da Fundação Grupo Boticário:

Missão: Promover e realizar ações de conservação da natureza.
Visão: A sociedade brasileira sensibilizada para a conservação da natureza, reconhecendo-a como uma das causas mais relevantes para o mundo.
Valores:

  • Paixão pela evolução e desafios
  • Comprometimento com os resultados
  • Somos íntegros
  • Valorizamos as pessoas e as relações

Bom, este post é rapidinho e só para explicar estas diferenças. Qualquer coisa, como sabem, podem entrar em contato comigo.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário