domingo, 11 de agosto de 2013

Case Gradiente iphone

Para quem não sabe, houve uma discussão há algum tempo atrás (2012) foi gerada uma polêmica trazendo a marca Gradiente e seu registro do nome iphone no Brasil. As pessoas fãs da Apple não se poupavam em criticar aquela marca. Era um tal de comenta aqui, comenta lá, sem ninguém saber ao certo o que estava acontecendo. Apareceu uma carta do INPI autorizando e registrando o nome "Gradiente iphone" para a Gradiente. Logo acharam que era um golpe, era uma maneira de ganhar o jogo com o regulamento de baixo do braço. Era evidente que iria acontecer um conflito.

Para quem não sabe da história, dá uma olhadinha no vídeo e em seguida farei uma breve discussão a respeito.





O que a Gradiente quis dizer com esse vídeo?
Ela não quer briga, não quer entrar em conflito. Mas por que ela é boazinha? Não, ninguém é bonzinho. É por que do outro lado teria a gigante Apple e seus fãs. É mais fácil mostrar como "parceiro", ou melhor, como alguém com outros propósitos. Gradiente não tem cacife pra bater de frente com a marca da maçã mordida.

Podem reparar que sempre querem apresentar como duas coisas separadas, mas ainda enaltecendo alguns dos atributos de seu celular. Mostra-se claramente para outro público, um outro aparelho, com outro segmento dentro do mercado. Mais uma vez: tudo é pensado. A música, a voz amigável e simpática, o texto, os termos. "A turma do marketing"." Pronto".  Tudo é para as pessoas se sentirem mais próximas e não entrarem mais ainda em conflito.

Reparem também quando se refere `a Apple: "(...) uma outra empresa de tecnologia super competente e com um comandante brilhante". Não diminui, não fala que imitou, enaltece, respeita, e tenta passar isso por todo o vídeo, mais uma vez para aproximar as pessoas dela, dando liberdade para que possam chegarem mais perto.

Não sejam ingênuos. Tudo é feito com segundas intenções. E a turma do marketing mandou bem. E eu nem falei da hipótese da mentira.

Abraços.

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