A imagem em questão é a seguinte:
Quando nos deparamos com um anúncio deste tipo ou de qualquer outro devemos ter um olhar crítico, analisar todos os elementos, todos os pontos que foram utilizados para nos ligar mais `a marca e também `a estratégia geral da empresa. Alguns pontos que eu reparei olhando diretamente para a imagem foram os seguintes:
- Cores:
Foram usados tons de azul que transmitem calma e passividade, algo relaxante, que é o que eles querem que você associe ao consumir o produto. É importante também reparar as cores das letras: o branco em cima e o amarelo embaixo, fazendo alusão ao produto, ao copo de cerveja. O tom do amarelo é muito próximo do tom dela. O degradê do azul ao fundo conduz o leitor até o branco, no qual ele vai encontrar o que estava procurando durante o anúncio, vai chegar a seu destino, vai achar seu "tesouro": os copos de cerveja.
- Dois copos:
Mostra a dualidade, a parceria. O momento de tomar cerveja é para ser dividido, ter companhia, e não um ato solitário.
- Nuvens ao fundo:
Mais uma vez trazendo a ideia de leveza e pureza tanto do momento quanto do produto, levando mais uma vez a conexão cerveja-relaxamento.
- Texto:
Repare no destaque para "Um brinde". Ele está separado, único, com letra maiúscula, no topo. A expressão " Um brinde" está ligada a homenagem, a momentos de prazer, gerando assim mais uma conexão positiva. "As pessoas devem honrar, homenagear sua volta para casa, e nada melhor do que uma Antarctica para isso." Repare também no "#" indicando o uso da rede social, propondo a continuidade da relação do leitor em outros meios de comunicação, para que este relacionamento seja para com a marca como um todo, personificada. A conexão com o leitor não para aqui.
- Triângulo:
Este símbolo eu fiquei analisando algum tempo, e não sabia se falaria ou não, por não ter certeza do seu objetivo, mas veja o que pensei: entre os dois copos há um triângulo isósceles perfeito. Eu digo perfeito por que parece que ele foi desenhado ali. Isso me levou a crer que os copos não foram colocados nessa angulação aleatoriamente. O triângulo é conhecido por ser a forma perfeita, por ser firme e nada melhor do que simbolizar a forma perfeita de relaxar com um triângulo perto de uma Antarctica. Parece plausível?
- Espuma em movimento:
A espuma parecendo que está se mexendo faz com que imaginemos o choque dos copos, a felicidade das pessoas ao brindarem e o brinde por si só.
- Copos inclinados:
Demonstram claramente o brinde, a consagração, o momento da homenagem para a volta a casa.
- Copos suando:
Mais que tradicional em propagandas de bebidas geladas, demonstra que ela se encontra na temperatura ideal para o consumo, aumentando ainda assim o desejo do consumidor.
- Localização:
O anúncio estava do lado da porta, para que as pessoas vissem isso não só quando estiverem dentro do vagão transitando, mas também na hora de sair dele, fazendo com que fiquem com a imagem, por mais que subconsciente, da cerveja na mente, e procure-a quando chegar a casa.
- Ligação com a cidade:
A Antarctica é uma cerveja com forte ligação com a cidade do Rio de Janeiro. Ela por exemplo patrocina o carnaval de rua carioca, fazendo as ações do "Carnaval da Boa". Ela quer se fazer presente em todos os momentos da vida do morador da cidade, para criar um laço forte, um vínculo com ele de maneira com que até seus problemas e dificuldades ela entende, suas necessidades e desejos, e ela está lá para solucioná-los. Colocando esta campanha de #brindeaorio ela se posiciona mais atuante neste aspecto.
Para exemplificar mais ainda esta conexão com o jeito carioca de ser, eis aqui uma imagem da mesma campanha vinculada em um ponto de ônibus:
A imagem está tremida pois tirei de dentro do ônibus.
Este anúncio está localizado perto da praia, coisa de duas quadras dela, em Copacabana.
Como eu ja havia dito, tudo, absolutamente TUDO tem uma razão de estar ali. Nada é por acaso e sempre vai significar alguma coisa para o leitor. As vezes pode parecer doideira, as vezes pode parecer uma relação muito distante, mas acontece sim, e é frequente.
Viu algo que eu não vi? Achou que eu vi coisa aonde não tem? Deixe seu comentário, sugira novos temas, fique a vontade.
Forte Abraço
Excelente!
ResponderExcluir