quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os Stakeholders

Os stakeholders ainda geram muita discussão no campo do Marketing. É importante ter bem pontuado o que é e quem são, para que as estratégias da empresa e suas relações com eles sejam de maior rendimento.

Basicamente stakeholders são todos os grupos ou instituições que a empresa toca, tem contato, precisa para que continue na atividade. Se a relação com eles não está boa, recomenda-se uma mudança ou de atitudes, contratos ou deles próprios.
Os principais stakeholders que as empresas possuem são: clientes, fornecedores, funcionários, governo, sociedade, comunidade e, para empresas de capital aberto, acionistas. Isso pode variar de empresa para empresa, dependendo de sua missão e seus valores. Tem empresas que tem como um stakeholder a família dos funcionários, mídias, e devem manter um relacionamento e ter estratégias para tal. Isso varia muito.


  • Clientes
    São aqueles que compram os produtos e/ ou usufruem dos mesmos (existe uma diferença tênue de cliente para usuário). É importante que a empresa tenha um contato transparente com o mesmo, que faça ações que tragam o cliente para perto dela. Situações como recalls, inovações e etc. são feitas na maioria das vezes por empresas que dão ouvidos e abertura para seus clientes facilitando a comunicação entre eles.
  • Fornecedores
    As empresas, não digo que precisam, mas deveriam selecionar fornecedores que estão de acordo com os valores, fornecedores que o modo de operação e seus princípios sejam condizentes. Quando isto não acontece, a situação fica complicada e sempre terá uma tensão vinda de ambos os lados que podem prejudicar diversas ações, como as negociações, produção, etc.
  • Funcionários
    Os valores da empresa devem ser passados diretamente para todos eles e eles devem seguí-lo. É quem coloca a mão na massa para que a empresa aconteça e devem ser respeitados, terem um ambiente de trabalho adequado, terem ações internas para os mesmos, etc.
  • Governo
    É o stakeholder mais burocrático na maioria das vezes. As empresas precisam dele, seja pra fazer lobby, seja devido a leis e regras vindas do mesmo, seja por questões de operação. É importante que a empresa esteja adequada com as leis do país em que opera e também que esteja regularizada perante o mesmo.

  • Sociedade
    Práticas que afetam a sociedade como um todo devem ser gerenciadas, como algo relacionado ao meio ambiente, sustentabilidade, desemprego etc.
  • Comunidade
    A diferença para sociedade é que a comunidade é um povo específico, uma ação para determinada área. Por exemplo, o meu antigo colégio tinha um plano de ajuda e investimento para com os ribeirinhos lá da Amazônia. Isso é ter uma relação com uma comunidade específica.
  • Acionistas
    Todos eles têm grandes direitos dentro da empresa. Devem ser respeitados e terem planos específicos para os mesmos. Como reuniões anuais de acionistas, centros de discussão, estatuto dos acionistas, etc.


    Basiscamente é isso que devemos ter em mente quando tratamos com cada um destes stakeholders. Caso queiram, eu fiz uma análise semestre passado sobre os stakeholders da Mattel e sua relação com eles. Posso passar para quem me pedir, para ter uma melhor análise do que é de fato.
Forte Abraço

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